Skip to content

Como ficar rico? 4 passos simples e infalíveis

Parece promessa de guru. Mas não é. Para ficar rico você só precisa seguir 4 regras simples. O problema é que a grande maioria das pessoas simplesmente não está disposto a segui-las. Lembre-se que algo simples não é necessariamente fácil. As regras são efetivamente simples de entender, mas segui-las depende de muita paciência, força de vontade e um objetivo claro: a riqueza. E tem mais um detalhe, você não pode falhar em nenhum passo, tem que seguir todos eles para que o efeito desejado aconteça.

Não se engane, não existe forma fácil para enriquecer. Se alguém promete a você que vai ficar rico facilmente, está mentindo descaradamente ou está te enganando para ter algum benefício. Todas as formas de enriquecer rapidamente geram efeitos colaterais que são piores do que o ganho de enriquecer rápido. Quer um exemplo que está na moda: fazer day trade na bolsa de valores e operar com opções a descoberto para obter ganhos altos e de curtíssimo prazo. Sim, você pode ganhar muito dinheiro fazendo isso, mas para ficar rico com esta estratégia você teria que colocar em risco todo o seu capital diversas vezes e acertar todas. Basta dois neurônios para saber que as chances de perder são infinitamente maiores do que ganhar. E não adianta vir com esse papo de que precisa de estudo e conhecimento para operar com day trade, nenhum estudo do mundo gera ganhos consistentes de curto prazo na bolsa, é tudo falácia, a ciência já comprovou isso, basta fazer uma pesquisa rápida.

Pois bem, então vamos aos 4 passos, estes sim vão levar você diretamente para a riqueza, sem rodeio ou aventuras.

Passo 1 – Ganhar (prosperar)

Você precisa começar com foco 100% em ganhar algum dinheiro e aumentar a sua renda. Se você não ganha dinheiro nenhum, não vai conseguir desencadear o ciclo virtuoso do enriquecimento. O dinheiro que você ganha com seu trabalho é primeira munição que você tem para começar a construir um capital. E é este capital que vai fazer você ficar rico. Preste muita atenção nisso: você não vai ficar rico se não der muita atenção aos fatores que fazem com que o seu trabalho seja valorizado e permita que você ganhe salários melhores, elevando constantemente sua remuneração e permitindo incrementos relevantes na sua economia. Em outras palavras, você precisa prosperar na sua carreira, tem que melhorar sempre na carreira para que você ganhe mais e aumente seu potencial de enriquecimento. E quais fatores fazem com que seu trabalho seja valorizado? Este tema é bem complexo, mas podemos dividir ele em dois grupos principais: fatores de mercado e fatores pessoais. Fatores de mercado dizem respeito a quanto o seu trabalho é necessário e valioso para a sociedade no presente. Se ninguém precisa do trabalho que você se dedica para exercer, seu salário vai ser baixo, não importa o quão dedicado e bom profissional seja você. Portanto, é muito importante você levar em consideração o mercado de trabalho ao decidir qual profissão quer para a sua vida, além das suas vocações. Considere seriamente, inclusive, mudar totalmente de profissão se o mercado não valoriza o que você faz, não importa a sua idade ou quantos anos tem de experiência na sua atual profissão. É cada vez mais comum mudarmos de profissão no mundo atual.

Já os fatores pessoais são aquelas características profissionais suas, tais como os diplomas que você tem, o seu histórico profissional, as redes de relacionamento que você criou durante a sua experiência profissional, as suas habilidades na sua profissão, o seu nível de dedicação, o grau de confiabilidade, sua postura na empresa, enfim, tudo que diz respeito ao profissional que você é. Sendo assim, para você prosperar, e aumentar a remuneração necessária para você fazer girar o ciclo de enriquecimento, você vai ter que atuar constantemente nestes dois grupos de fatores, melhorando a sua empregabilidade e sua renda, pois sem ela você simplesmente não tem nenhuma arma na guerra para enriquecer. Quer dicas para isso? Seguem algumas: pesquise quais carreiras estão mais demandadas no mercado e têm melhores perspectivas. Aquelas ligadas a TI (tecnologia da informação), por exemplo, estão muito visadas. Em seguida, procure opções para melhorar ou entrar nestas profissões. Existem diversos cursos gratuitos ou muito baratos para você melhorar ou começar em qualquer área (veja o Coursera), até curso superior gratuito online existe hoje em dia (veja o University of the People). Procure ser um profissional melhor e mais dedicado: confiança, dedicação, fidelidade, pontualidade, interesse, cuidado com o trabalho e tantos outros fatores não dependem de diploma ou qualquer outra coisa além de sua própria vontade. Exerça!

Passo 2 – Poupar

Não importa quanto dinheiro você ganha, se não poupar, jamais vai ficar rico. Você pode ganhar muito dinheiro e gastar tudo, vai ter uma vida cheia de coisas e luxos, mas jamais será rico. Ser rico não se trata de quanto dinheiro você gasta, mas quanto dinheiro você tem. Se você gasta todo o dinheiro que ganha, jamais vai ter dinheiro algum, e vai continuar sem nenhuma segurança e escravo do seu trabalho. Por outro lado, se você tem um patrimônio relevante, você atinge a verdadeira liberdade e terá sempre segurança, isso é a verdadeira riqueza. Ser rico é ter segurança e liberdade plenas. E sem poupar, você jamais vai ter um patrimônio suficiente para te proporcionar isso. Por isso, o segundo passo para a riqueza é: poupar. Há infinitos obstáculos para você economizar dinheiro. Mas a verdade mesmo é que para poupar você precisa apenas de duas coisas: vontade e informação. Vontade porque não é fácil, é preciso energia e dedicação para poupar dinheiro. E você vai precisar de informação precisa e abundante sobre a sua situação financeira para poder economizar dinheiro com eficiência. O primeiro passo que você deve dar para economizar dinheiro é se cadastrar gratuitamente no Dinn, uma ferramenta absolutamente inovadora para ajudar você a economizar dinheiro. Ao contrário de todos os demais aplicativos de controle de gastos, ele foi pensando e desenvolvido para que você consiga controlar toda a sua vida financeira como se tudo acontecesse diariamente. Ou seja, ele permite que você saiba exatamente quanto pode gastar a cada dia para bater suas metas, já incluindo todas as entradas e saídas que ocorrem apenas no final do mês. Desta forma, se você gastou mais do que podia num dia, pode compensar no outro, de tal forma que sempre vai ter pleno controle sobre suas metas. Outra coisa que pode te ajudar muito é acompanhar o Blog do Dinn, onde você vai encontrar uma grande diversidade de informação para ajudar a poupar e investir. E também seguir as nossas redes sociais no InstagramFacebookLinkedinPinterest Twitter. Poupar dinheiro é difícil, então toda ajuda é bem-vinda. Mas com a ferramenta certa, vontade e muita informação, tudo vai ficar muito simples e fácil.

Passo 3 – Investir

Não adianta nada seguir os dois passos anteriores e não investir o seu dinheiro. Se você conseguir obter um salário bom através do passo 1, poupar com eficiência no passo 2 e não investir o seu dinheiro, dificilmente vai atingir um patrimônio suficiente para te dar segurança e liberdade suficiente para se considerar rico de verdade. Investir, nada mais é do que colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Através disso você vai aumentar infinitamente a sua capacidade de acumular patrimônio com o tempo. A partir de um certo momento, o efeito dos juros sobre juros que você vai obter nos seus investimentos começa a gerar resultados que superam muito qualquer capacidade de ganhar e poupar. Em outras palavras, os seus investimentos, a partir de um certo tempo, vai gerar mais resultado do que o seu esforço para ganhar e poupar dinheiro. E o mais interessante é que, ao contrário do que prega muita gente desinformada na internet e nas redes sociais, investir não gera quase nenhum esforço ou conhecimento de sua parte. Há empresas especializadas em fazer isso para você, os bancos de investimentos e as gestoras de recursos, também conhecidas como Asset Management. Elas dispõem de pessoal altamente qualificado para gerar maior retorno possível para o seu dinheiro, você não precisa fazer nada, apenas aplicar nos fundos de investimentos administrados por estas entidades. Ou seja, você não vai precisar aprender a operar na bolsa de valores, fazer cursos, se dedicar muito para isso, basta entregar esta responsabilidade para um terceiro competente. Outro mito muito difundido é que você vai precisar ter muito dinheiro para poder investir. Mentira! Há opções de investimentos com aplicação inicial tão pequena quanto cem reais. Finalmente, o maior mito, é que investir é arriscado e você pode perder o seu capital. Mentira! Há diversas opções de diferentes de investimentos, com perfis de risco e retorno totalmente diferentes, você decide quanto risco quer correr. Quer uma dica para começar? Leia o nosso post Como investir: guia prático para iniciantes.

Passo 4 – Persistir.

Infelizmente, muita gente consegue performar bem os passos anteriores, mas não tem a sabedoria para entender que a riqueza não se constrói da noite para o dia. Vai levar décadas para você ficar rico! Tenha isso em mente, pois expectativas erradas sobre o seu futuro podem ser altamente frustrantes. Leva muito tempo para que você tenha um patrimônio relevante que, investido, pode gerar rentabilidades suficientes para você pode viver integralmente delas. Quanto tempo? Tudo depende de quanto você vai ganhar, quanto vai poupar e qual vai ser a rentabilidade dos seus investimentos. E tem uma coisa muito importante que pouca gente vai contar para você: a inflação sempre vai comer uma boa parte da rentabilidade dos seus investimentos, portanto, quando alguém falar que consegue 10% ao ano de rentabilidade, sempre pergunte se este retorno é real (já descontado a inflação) ou nominal (sem descontar o efeito da inflação). Veja este exemplo com dados reais. O retorno do Ibovespa (que mede o retorno das principais empresas negociadas na bolsa de valores de São Paulo) entre 1998 e 2019 foi de 1004%. Ou seja, se você tivesse R$ 100.000 em 1998 e investisse nas principais empresas da Bolsa de Valores, como Vale, Petrobras, Bradesco, Itaú, Eletrobrás etc., em 2019 você teria R$ 1.103.502. Muita gente vai dizer isso para você e não vai contar toda a história. O que falta dizer é que ao longo de todo este tempo, a inflação fez o dinheiro valer menos. Se descontarmos o efeito da inflação, a rentabilidade real seria de apenas 198%. Ou seja, na verdade, os R$ 100.000 investidos em 1998 valeriam R$ 297.528, quando se desconta o efeito da inflação. Portanto, a rentabilidade média neste período, descontando o efeito da inflação, é de 5,10% ao ano, equivalente a 0,42% ao mês. Se alguém prometer mais do que isso desconfie!

Voltando à pergunta, quanto tempo então vai levar para eu conseguir ficar rico? Fizemos uma simulação com diferentes cenários para o valor do salário, quanto de economia você consegue fazer e a rentabilidade do seu investimento.

Como ficar rico? 4 passos simples e infalíveis - tabela 01

Cenário 1 – Só Investir – Neste cenário o indivíduo começa ganhando R$ 2.000 de salário líquido por mês, tem um patrimônio inicial de R$ 10.000, não poupa nada, não prospera, ou seja, o seu salário permanece em R$ 2.000, sofrendo reajustes apenas para recompor a perda pela inflação e ele apenas investe os R$ 10.000, obtendo rentabilidade de 5,10% ao ano, equivalente ao retorno real anual médio do Ibovespa entre 1998 e 2019, usado neste exemplo como retorno esperado para o futuro. Importante lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, mas para este exercício é uma ótima referência para as estimativas. Veja que, ao final de 30 anos ele teria apenas R$ 44.481 (última linha da primeira coluna).

Cenário 2 – Só Poupar – Neste cenário o indivíduo começa ganhando R$ 2.000 de salário líquido por mês, tem um patrimônio inicial de R$ 10.000, consegue economizar 30% da renda mensal, ou seja, R$600 por mês, de um total de R$ 2.000 que ganha com o salário, porém ele não investe o dinheiro e também não prospera, ou seja, o seu salário permanece em R$ 2.000 durante todo o tempo, sofrendo reajustes apenas para recompor a perda pela inflação. Veja que, ao final de 30 anos, ele teria R$ 226.000.

Cenário 3 – Poupar e Investir – Neste cenário o indivíduo começa ganhando R$ 2.000 de salário líquido por mês, tem um patrimônio inicial de R$ 10.000, consegue economizar 30% da renda mensal, ou seja, R$600 por mês, ele investe o dinheiro com uma taxa anual de 5,10%, porém não prospera, ou seja, o seu salário permanece em R$ 2.000 durante todo o tempo, sofrendo reajustes apenas para recompor a perda pela inflação. Veja que, ao final de 30 anos, ele teria R$ 542.477. Observe a diferença entre este cenário e o anterior, o fato de este indivíduo investir, além de poupar, gera uma quantia a mais de R$316.477. Em outras palavras, pelo fato de ele investir suas economias, obteve 316.477 a mais, sem nenhum esforço. Por outro lado, veja que apenas o ato de investir, apresentado no cenário 1, levaria a resultados muito inferiores. Moral da história, não adianta apenas investir ou apenas poupar, você precisa poupar e investir, certo?

Cenário 4 – Prosperar e Poupar – Neste cenário o indivíduo começa ganhando R$ 2.000 de salário líquido por mês, tem um patrimônio inicial de R$ 10.000, consegue economizar 30% da renda mensal, ele prospera durante todo o período, ou seja, se dedica muito profissionalmente, seguindo o que abordamos no passo 1, de tal forma que o seu salário sofre aumentos reais de 5% todos os anos, ou seja, ele começa ganhando R$ 2.000 por mês e, ao final de 30 anos, estará ganhando R$ 8.644 (já descontada a perda por inflação). Porém, este indivíduo não investe o dinheiro. Veja que, ao final de 30 anos, ele teria R$ 499.226. Observe que o indivíduo do cenário 3, que investe o dinheiro, porém não prospera, teria R$ 43.251 a mais do que este do cenário 4. Ou seja, todo o esforço para prosperar e aumentar o salário ao longo de 30 anos gera menos resultado do que não se dedicar em nada para melhorar profissionalmente e investir o dinheiro, sem fazer esforço algum.

Cenário 5 – A Fórmula da Riqueza – Prosperar, Poupar, Investir e Persistir – Este é o cenário ideal. Ele representa exatamente o que ocorre quando você segue os 4 passos para ficar rico, tema deste artigo. Neste cenário o indivíduo começa ganhando R$ 2.000 de salário líquido por mês, tem um patrimônio inicial de R$ 10.000, consegue economizar 30% da renda mensal, ele prospera durante todo o período, ou seja, se dedica muito profissionalmente, seguindo o que abordamos no passo 1, de tal forma que o seu salário sofre aumentos reais de 5% todos os anos, ou seja, ele começa ganhando R$ 2.000 por mês e, ao final de 30 anos, estará ganhando R$ 8.644 (já descontada a perda por inflação). Finalmente, este indivíduo investe o seu dinheiro, obtendo rentabilidade equivalente ao retorno anual médio real do Ibovespa, de 5,10% ao ano, ou 0,42% ao mês. Ao final de 30 anos, ele teria R$ 987.700, praticamente 1 milhão. Com este patrimônio ele faria parte dos 259.000 brasileiros que tem 1 milhão de patrimônio ou mais, ou seja, estaria no topo da pirâmide social, faria parte dos 0,12% mais ricos da população brasileira. Que tal?

Veja que a mensagem principal, que falamos no começo do artigo, é totalmente possível e verdadeira. Se você quer ficar rico, fazer parte do topo da pirâmide, você precisa de apenas 4 passos simples: ganhar (prosperar), poupar, investir e persistir. Qualquer um que se dedique minimamente consegue ganhar R$ 2.000 de salário, qualquer um que se dedique minimamente consegue economizar 30% da sua renda, qualquer um que invista sem qualquer esforço consegue 5,10% ao ano de rentabilidade real, qualquer um que se dedique o mínimo profissionalmente consegue aumentar seu próprio salário de R$ 2.000 para R$ 8.644 em 30 anos! O resto é persistência, deixar o tempo passar e ver a mágica da riqueza acontecer. Por que existem tão poucos ricos então? Porque todos querem ser ricos, porém poucos estão dispostos a fazer o que precisa ser feito para chegar lá.

Palavras Finais

Uma vida plena e feliz só é possível com segurança e liberdade! Jamais se esqueça disso, essa é a essência da prosperidade e da riqueza. Se você quer ficar rico, só existe uma fórmula: ganhar (prosperar), poupar, investir e persistir. Basta querer! Há uma vida nova logo ali na frente esperando por você, você pode, qualquer um pode! Quem economiza e prospera tem mais segurança e liberdade. É disso que se trata: segurança e liberdade. Lembre-se sempre disso quando estiver desanimado!

Quer ajuda para ganhar (prosperar), poupar, investir e persistir, cadastre grátis no Dinn, ele vai mudar radicalmente a forma como você economiza dinheiro. Acompanhe nosso Blog, acesse nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest e Twitter. Estamos aqui para te ajudar!

Desejamos sucesso!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *