Skip to content

Os 5 erros do investidor inexperiente na Bolsa

Você acabou de criar uma conta na corretora, mandou para lá o dinheiro que você suou para ganhar e está super empolgado. Finalmente você vai se tornar um investidor! É uma divisor de águas na sua vida, está cheio de esperança, o mundo está aos seus pés. Então você se joga, cheio de confiança, otimismo e muita inexperiência. Resultado: você vai cometer os 5 maiores erros que o investidor inexperiente comete na Bolsa, é praticamente inevitável. Já vi acontecer inúmeras vezes. Quase todos os investidores de sucesso que conheço tiveram um começo catastrófico! E muitos sofreram tanto com este começo doloroso que nunca mais voltaram para a bolsa. Estamos aqui para te ajudar a evitar estes erros. Você está pronto? Então vamos a eles:

1 – Subestimar o mercado: é muito comum, quando chegamos ao Home Broker, esquecermos que a bolsa, na verdade, é um grande mercado, com milhares de pessoas inteligentes querendo se dar bem (ok, tem alguns burros também, mas a maioria é muito inteligente e dispõe de muitos recursos para obter sucesso na bolsa). Lembre-se desta máxima sempre que entrar no home broker: todos estão aqui para ganhar! Isso vai te ajudar a pensar sempre duas vezes antes de tomar uma decisão. Seja crítico, não subestime nunca a inteligência do mercado. Essa postura humilde vai dar mais consistência ao seu pensamento, mais seriedade nas suas decisões e fazer você sempre pensar duas vezes antes de fazer uma besteira. É como um cimento cultural para a sua postura na bolsa que vai te ajudar sempre.

2 – Achar que encontrou uma fonte maravilhosa de enriquecimento rápido e fácil: eu sei que você vai pensar que encontrou a fonte maravilhosa de enriquecimento rápido e fácil quando chegar na bolsa, já passei por isso e conheço inúmeros investidores que passaram por esta triste ilusão. Ela vai fazer com que você cometa muitas besteiras e perca muito dinheiro, não se engane! A bolsa não é, nunca foi e nunca será uma fonte de enriquecimento rápido e fácil. Se alguém está dizendo o contrário, está mentindo. E se você conhece alguém que conseguiu enriquecer rapidamente na bolsa, saiba que correu riscos enormes e teve muita sorte. Ganhar dinheiro na bolsa exige paciência, conhecimento e trabalho duro. Lembre-se que ninguém entra neste mercado para perder, se você está ganhando fácil, alguém está perdendo fácil do outro lado. Ter isso em mente vai lhe fazer entrar neste jogo com as expectativas corretas, com paciência e preparado para fazer a coisa certa, sem se frustrar rapidamente quando vier aquele bear market repentino. Portanto, a dica aqui é não se deixar enganar pela falsa ideia de que a bolsa vai torná-lo rico de forma rápida e fácil, esse pensamento é uma grande fonte de frustração. Pense na sua atividade de investidor como a de uma atleta maratonista, você tem um longo caminho pela frente, se correr rápido demais, não chega no fim da prova. O segredo é manter a constância, pensar grande e saber que tem um longo caminho pela frente. Nunca se esqueça que a fórmula para a riqueza tem três pilares fundamentais: ganhar, poupar e investir. Se você não ganha dinheiro nenhum, não prospera, não te como poupar. Se não consegue poupar, não consegue investir. E se não consegue investir jamais vai ter capital suficiente para declarar a sua independência financeira.

3 – Desconhecer a diferença entre valor e preço: a grande maioria dos investidores inexperientes desconhece a diferença entre o preço de uma ação e o seu valor. O preço é mais óbvio, é a cotação da ação no presente. Mas e quanto ao valor? Quanto realmente vale uma ação da de uma empresa? Para responder isso precisamos ter conhecimento de diversas técnicas de precificação de ativos. Não é um tema para este post, mas saiba que um dos pilares para investir bem em ações passa pela capacidade de saber definir o valor de uma ação e confrontar este valor com o preço de mercado para tomar a decisão de compra. Uma boa dica é começar a pesquisar sobre o tema Valuation. No mercado financeiro, valuation é o nome genérico que se dá para a técnica de estimar o valor de uma empresa. Há muito material sobre este assunto na internet e ótimos livros também. Eu recomento Valuation – Como Precificar Ações, de Alexandre Póvoa. É um ótimo começo.

4 – Ser muito sensível aos vieses cognitivos: todo investidor que está começando está muito mais propenso a ser influenciados pelos vieses cognitivos do que os mais experientes, embora todos nós estejamos sujeitos a eles em algum grau. Os vieses cognitivos compõem a base das finanças comportamentais, um novo ramo do conhecimento que juntou psicologia e economia para trazer toda uma nova abordagem sobre o funcionamento dos mercados. A tese principal deste ramo de pensamento, que tem como principal expoente o prêmio Nobel em economia Daniel Kahneman, é de que as decisões humanas não são tão racionais como se pensava na escola clássica de economia, pois o ser humano está sujeito a diversos vieses psicológicos que distorcem a avaliação racional na tomada de decisão. Só para citar alguns, temos o excesso de confiança, a ancoragem, aversão ao risco, o enquadramento etc. (temos um post inteiro falando destes vieses). Pois bem, o investidor inexperiente com toda certeza está mais exposto a estes vieses no seu processo de tomada de decisão, pois seu ferramental intelectual para tomada de decisão é mais limitado, deixando-o mais exposto a estas distorções. Não há uma fórmula fácil para evitar esta armadilha, no entanto, conhecer bem estes vieses pode ser um bom começo. Para isso, nada melhor do que ler o clássico de Daniel Kahneman sobre este tema, o livro Rápido e Devagar: duas formas de pensar.

5 – Usar a alavancagem e operar a descoberto sem entender os riscos: esse talvez seja o erro mais comum e mais perigos do investidor de primeira viagem: operar alavancado sem entender exatamente os riscos que se está correndo. Alavancar, de forma simplificada, é uma estratégia que permite ao investidor operar um volume maior de recursos do que ele dispõe. Em outras palavras, e de forma bem simplista, é um artifício por meio do qual o investidor consegue tomar recursos de terceiros emprestado para investir em ações, e pode ser feito de diversas formas. A mais comum é o uso de conta margem e a mais perigosa é o uso de derivativos, sobretudo a compra de opções a seco. Então, abre bem os seus ouvidos para esta dica de ouro: fique bem longe da conta margem e dos derivativos, até que tenha conhecimento suficiente de como operá-los. Para operar alavancado é necessário um elevado grau de sofisticação na montagem e gestão das operações. Sem isso você vai ter perdas enormes e frustrações que pode carregar para toda a vida. Conheço gente que quase perdeu tudo operando estes produtos, e outras que, após perderem muito dinheiro, jamais voltaram à bolsa. Vou repetir para que você não tenha dúvida: não opere com conta margem e derivativos, incluindo opções, termos, ou futuros de qualquer espécie. Confie em mim, antes que seja tarde! Eles são tentadores porque oferecem potenciais de ganhos muito altos, mas, por outro lado, podem simplesmente virar pó da noite para o dia, levando você a perder todo o seu capital instantaneamente se não souber o que está fazendo. O investidor inexperiente vê variações de preços muito altas para estes produtos e fica tentado a especular. Não faça isso, eles não funcionam como as ações, que são ativos típicos e podem ser mantidos em carteira na expectativa de recuperações futuras em momentos de baixa. Ao contrário, as opções, por exemplo, têm data de vencimento, se o mercado não virar a tempo, elas expiram e o capital todo investido é perdido, para sempre! Se você não sabe ao certo se está comprando uma opção ou uma ação, informe-se antes. Procure saber a diferença. Todo cuidado é pouco aqui. Lembre-se que o Home Broker não vai te alertar caso esteja entrando numa fria com opções ou futuros.

Conclusão: fuja das armadilhas mais comuns do investidor inexperiente e tenha sucesso na bolsa. Quer ajuda para poupar dinheiro, cadastre-se grátis no Dinn.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *